segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nova vacina activa sistema imune e ajuda na prevenção da inflamação crónica

Estudo publicado “Journal of Clinical Investigation”


Nova vacina é capaz de activar o sistema imune e ajudar na prevenção das doenças crónicas inflamatórias, sugere um estudo publicado no “Journal of Clinical Investigation”.

Muitas doenças inflamatórias e auto-imunes são crónicas e afectam a grande maioria das pessoas. Além disso, existe um componente inflamatório comum a várias doenças, tais como Alzheimer, Parkinson, artrite reumatóide, asma, esclerose múltipla, diabetes tipo II e cancro.

Neste estudo, os investigadores da Universidade de Copenhaga, Dinamarca, descobriram que uma proteína normalmente encontrada no corpo humano pode prevenir o desenvolvimento da inflamação crónica dos tecidos. Quando administrada sob a forma de uma vacina terapêutica é capaz de, eficazmente, impedir e tratar um número diferente de doenças inflamatórias, como esclerose múltipla, artrite reumatóide, hipersensibilidade e asma.

Os cientistas liderados por Shohreh Issazadeh-Navikas, investigador principal da unidade de Neuroinflamação do Biotech Research and Innovation Centre (BRIC), descobriram que a vacina é capaz de activar determinadas células do sistema imune, conhecidas por células NKT. Estas células são um tipo de linfócitos T que exercem diversos efeitos reguladores nas doenças, desde a auto-imunidade à resposta a patogénios e cancro.

Segundo os autores do estudo, esta descoberta inovadora oferece uma nova perspectiva na forma como o organismo combate a inflamação e a auto-imunidade. Shohreh Issazadeh-Navikas acrescenta ainda “que os resultados estabelecem uma abordagem terapêutica para o uso de uma proteína, recentemente descoberta, no tratamento de múltiplas condições”.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

(http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/nova-vacina-activa-sistema-imune-e-
ajuda-na-prevencao-da-inflamacao-cronica?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=
email&utm_campaign=NL_AHP_20101227)

Sem comentários:

Enviar um comentário