segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Naftalina em locais fechados pode causar cancro

Estudo da Organização Mundial de Saúde


A presença de naftalina em locais fechados pode ter efeitos nefastos para a saúde, podendo mesmo causar cancro, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a realização de um documento sobre a qualidade do ar em espaços fechados, ao qual a agência Lusa teve acesso, a OMS pediu a 60 investigadores internacionais de várias áreas, para estudaram nove poluentes que indiciam níveis máximos de exposição em casas, escritórios ou outros espaços fechados.

O estudo revelou que, dos poluentes estudados, a naftalina, que é usada por decisão consciente pelos utilizadores dos espaços fechados, foi classificada como "possivelmente cancerígena" para humanos, dadas as conclusões de testes em ratinhos de laboratório.

Contudo, segundo o documento, "as principais preocupações para a saúde perante a exposição à naftalina são lesões respiratórias, incluindo cancro nas vias respiratórias, como foi demonstrado nos estudos em animais, e anemia. Com concentrações de naftalina superiores à lesão mais baixa, várias inflamações e tumores foram reportados", explica o estudo.

Assim, a OMS recomenda que "a forma mais eficiente de prevenir altas exposições a este poluente será abandonar ou banir o uso de bolas de naftalina". Alertando também para o facto de as bolas de naftalina serem sobretudo perigosas para crianças, que muitas vezes as ingerem.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

(http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/naftalina-em-locais-fechados-pode-
causar-cancro?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP
_20101227)

Sem comentários:

Enviar um comentário