segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desenvolvido novo método para detecção precoce da doença inflamatória intestinal

Estudo publicado na revista “Gut”


Investigadores da University of East Anglia, no Reino Unido, desenvolveram um novo método endoscópico para ajudar no diagnóstico precoce da doença inflamatória intestinal (DII). A apresentação da inovação vem publicada na revista “Gut”.

O novo método, denominado Confocal Laser Endomicroscope (endomicroscopia confocal a laser), contém um poderoso microscópio que permite aos médicos verem as bactérias que se pensa estarem implicadas nas DII, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Segundo explicam os cientistas, em comunicado de imprensa, a nova técnica de endomicroscopia um marcador fluorescente para poder detectar bactérias dentro da mucosa intestinal.

“As bactérias entéricas (dentro da parede do intestino) têm um papel importante no desenvolvimento da DII e agora temos uma nova e poderosa ferramenta para a visualização destas bactérias durante a colonoscopia de rotina", disse o líder da investigação, Alastair Watson, que conduziu o trabalho em parceria com cientistas da França e da Alemanha, acrescentando que “esta nova técnica vai permitir a rápida identificação de pacientes em risco ou numa fase inicial deste grupo comum, mas preocupante, de doenças”.

O actual método de realização de biopsias impede a observação da localização exacta da bactéria, bem como da forma como ela interage com a membrana mucosa. Esta nova técnica, que usa uma tinta fluorescente para destacar as bactérias, permite que o processo exacto seja visto a um nível sub-celular durante a colonoscopia de rotina.

Financiado pela Wellcome Trust, o estudo também constatou que dos 163 pacientes estudados, aqueles que tinham doença de Crohn ou colite ulcerosa eram muito mais propensos a apresentar as bactérias dentro da parede do intestino do que as pessoas saudáveis do grupo analisado.

ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/desenvolvido-novo-metodo-para-
deteccao-precoce-da-doenca-inflamatoria-intestinal?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_
medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20101220)


Sem comentários:

Enviar um comentário