sábado, 4 de dezembro de 2010

ESPONDILITE ANQUILOSANTE (1)

Definição
A palavra anquilosante vem da raiz grega ankylos que significava curvado, palavra que posteriormente ficou ligada a perda de movimento. Assim, quando uma articulação perde a mobilidade e se apresenta rígida diz-se estar anquilosada.
A palavra espondilite significa inflamação das vértebras. (Khan, 2002)
Trata- se de uma condição, não rara, e que afeta principalmente adultos jovens do sexo masculino. Caracteriza-se por anquilose das articulações sacro- ilíacas, artrite inflamatória das articulações sinoviais da coluna, e ossificações dos ligamentos espinhais. Por vezes afeta igualmente as articulações periféricas e produz uveítes. Do ponto de vista clínico manifesta- se através de dor e rigidez na região lombar com imobilidade progressiva da coluna vertebral.
Etiologia
A doença é três vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres e desenvolve-se em geral entre os 20 e os 40 anos de idade. Não se conhece a causa, mas poderá haver uma influência genética, dado que a doença tende a ser de carácter familiar.
Ocorre histocompatibilidade do antígeno HLA B27 em mais de 80% dos pacientes com espondilite anquilosante, e 50% dos parentes em primeiro grau.
Patologia (estruturas envolvidas)
Articulações sacroilíacas
Coluna Vertebral
Articulações periféricas
Lesões extra articulares
A Espondilite Anquilosante também pode afectar outros órgãos, para além das articulações, nomeadamente o olho, o coração, os pulmões, o aparelho digestivo e a pele.
Fisioterapia
A fisioterapia regular é essencial no tratamento de um paciente com espondilite anquilosante. O acompanhamento de um fisioterapeuta permite desenvolver um programa de exercícios de acordo com as necessidades e deste modo alcançar ganhos de amplitude articular, diminuição da dor, consciencialização corporal e aumento da funcionalidade

Sem comentários:

Enviar um comentário