terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diabetes excedeu um milhão em 2011
Dados do Observatório Nacional da Diabetes

O número de diabéticos em Portugal excedeu um milhão em 2011 e aumentaram os jovens até aos 19 anos com a doença, de acordo com dados do Observatório Nacional da Diabetes.
 
De acordo com o relatório, ao qual a agência Lusa teve acesso, mais de uma em cada dez pessoas em Portugal tem diabetes, mas destas quase metade (44%) ainda não está diagnosticada.
 
Um novo indicador disponibilizado no relatório deste ano aponta para uma perda de sete anos de vida por cada óbito na população com idade inferior a 70 anos.
 
Apesar deste cenário negativo, há sinais de que o sistema de saúde tem conseguido uma evolução positiva relativamente às complicações associadas à doença, nomeadamente a maior redução de amputações dos últimos 10 anos (-11%) e a melhoria dos registos nos cuidados primários.
 
O relatório também dá conta que, na última década, o número de novos casos aumentou de 377 por cada 100 mil indivíduos (em 2000) para 652 (em 2011).
 
“Os valores são preocupantes quando verificamos que nos últimos 10 anos o aumento da incidência da Diabetes é de 80%”, sublinha o observatório.
 
Quanto à prevalência da doença em 2011, foi de 12,7% na população com idades entre os 19 e os 79 anos (correspondendo ao total de cerca de um milhão).
 
O relatório destaca ainda a incidência da Diabetes Tipo 1 nas crianças e nos jovens portugueses, tendo-se registado em 2011 mais de 3.000 casos em jovens até aos 19 anos.
 
De acordo com os dados divulgados, a prevalência da Diabetes Gestacional também está a crescer, tendo abrangido 4,9% das parturientes que utilizaram o Serviço Nacional de Saúde em 2011, num total de 3.809 casos.
 
Relativamente ao número de Anos Potenciais de Vida Perdidos por cada óbito, a Diabetes representou, em 2010, cerca de sete anos de vida perdida.
 
O observatório sublinha que estes dados são “preocupantes” e alerta para a necessidade de adoção de medidas no combate à diabetes, com uma maior aposta na prevenção, no diagnóstico precoce e no acompanhamento das pessoas com a doença.
 
Fonte - http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/diabetes-excedeu-um-milhao-em-2011?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20130226 ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário