quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Doença de Parkinson: no caminho de melhores tratamentos
Estudo publicado na “Nature”

O circuito do cérebro que se pensava inibir o movimento também é ativado na iniciação do movimento, sugere um estudo publicado na revista “Nature”.
 
Este estudo, liderado pelo investigador português Rui Costa, abre assim caminho para tratamentos mais adequados de doenças como a de Parkinson. O estudo ao qual a agência Lusa teve acesso refere que o cérebro tem os chamados gânglios da base, que desempenham um papel fundamental, nomeadamente ao nível do controlo motor. Os gânglios têm dois circuitos - um direto (que se pensava favorecer o movimento) e um indireto (que se julgava inibir o movimento).
 
"Quando iniciamos um movimento, o que é que acontece aos neurónios que estão num circuito e noutro?" Esta foi a pergunta colocada pela equipa de investigação.
 
Após terem monitorizado a atividade dos dois circuitos no cérebro de ratinhos, os investigadores chegaram à conclusão de que ambos são necessários para que o movimento fosse iniciado.
 
"A atividade coordenada de ambos os circuitos é que leva à iniciação do movimento", disse o cientista. Assim na opinião do investigador da Fundação Champalimaud, os resultados indicam que a estratégia usada para tratar disfunções do movimento, como a doença de Parkinson, não tem sido a mais correta.
 
"Na doença de Parkinson, pensava-se que o circuito indireto estava muito mais ativo do que o normal, o que significava que essa sobreatividade causava a falta do movimento, inibia o movimento. Fazer com que esse circuito ficasse menos ativo, ou fosse mais ativado o circuito direto, seria um possível tratamento", descreveu.
 
Contudo, "seria muito melhor tentar ativar coordenadamente os dois circuitos, o que em parte já está a ser feito através da estimulação cerebral profunda", acrescentou Rui Costa.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/doenca-de-parkinson-no-caminho-de-melhores-tratamentos?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20130204)

Sem comentários:

Enviar um comentário