quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Frutas e vegetais diminuem risco de um tipo de cancro da mama
Estudo publicado no “Journal of the National Cancer Institute”

O consumo de vegetais está associado a um menor risco de cancro da mama do tipo recetor de estrogénio (ER) negativo, revela um estudo publicado no “Journal of the National Cancer Institute”.
 
Já há algum tempo que a comunidade científica tem colocado a hipótese de o risco de desenvolvimento do cancro da mama poder ser diminuído através do consumo de frutas e vegetais. Contudo, os dados obtidos até à data têm sido inconclusivos.
 
O estudo refere que existem vários subtipos de cancro da mama, incluindo o ER negativo e o positivo, tendo cada um etiologias distintas. Uma vez que o cancro do tipo ER negativo, tem uma taxa de sobrevivência mais baixa e é menos dependente dos níveis de estrogénio do que o ER positivo, é necessário um grande número de amostras para determinar se há realmente uma associação entre este tipo de cancro e o consumo de frutas e vegetais.
 
Assim, neste estudo os investigadores da Harvard School of Public Health, nos EUA, analisaram os dados de 20 estudos nos quais as mulheres tinham sido acompanhadas entre 11 a 20 anos. Foi investigado para cada estudo, a associação entre os diferentes níveis de consumo de vegetais e fruta e o risco de desenvolvimento de cancro. Posteriormente os investigadores combinaram as estimativas específicas de cada estudo e geraram uma estimativa global.
 
Os investigadores apuraram que o consumo total de frutas e vegetais estava significativamente associado a um menor risco de desenvolvimento de cancro do tipo ER negativo, mas não afetava o desenvolvimento dos tumores ER positivo. Os resultados indicaram que o risco de desenvolvimento de cancro ER negativo era afetado principalmente pelo consumo de vegetais.
 
Os autores do estudo concluem assim que estes resultados demonstram que o benefício do consumo de vegetais, e em menor extensão o de frutas, no risco de desenvolvimento de cancro ER negativo. Contudo, estes achados necessitam de uma interpretação cuidada, uma vez que pode haver alguns fatores que podem influenciar os resultados, nomeadamente a agregação de comportamentos saudáveis.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/frutas-e-vegetais-diminuem-risco-de-um-tipo-de-cancro-da-mama?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20130204)

Sem comentários:

Enviar um comentário