quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Chá verde reduz risco de cancros gastrointestinais
Estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”

As mulheres que consomem chá verde apresentam um menor risco de desenvolver alguns dos cancros do sistema digestivo, nomeadamente cancro do estômago, esófago, e colo-rectal, sugere um estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”.
 
Para o estudo os investigadores da Vanderbilt University School of Medicine e do National Cancer Institute, nos EUA, e do Shanghai Cancer Institute, na China, contaram com a participação de 75.000 mulheres chinesas de meia-idade. Todas as participantes foram questionadas sobre o consumo de chá e quantidade ingeridas. A maioria das mulheres revelou consumir preferencialmente chá verde.
 
O estudo apurou que as participantes que consumiam regularmente chá, pelo menos três chávenas três vezes por semana durante seis meses, apresentavam um risco 17% menor de desenvolver cancros do sistema digestivo. Foi verificado que a diminuição do risco estava associada com o aumento da quantidade da ingestão de chá. As mulheres que bebiam duas a três chávenas por dia tinham um risco 21% menor de desenvolver estes tipos de cancros.
 
O estudo apurou que o consumo regular de chá verde, ao longo de 20 anos, reduzia em 27% e em 29% o risco de desenvolvimento de cancros do sistema digestivo e do cancro colo-retal, respetivamente. De acordo com líder do estudo, Sarah Nechuta, estes resultados sugerem que a exposição cumulativa ao chá poder ser particularmente importante.
 
Os autores do estudo explicam que o chá contém polifenóis ou químicos naturais, incluindo as catequinas. Este flavonóide tem propriedades antioxidantes que poderão inibir o desenvolvimento do cancro através da redução dos danos no ADN e inibir o crescimento e a invasão das células tumorais.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/cha-verde-reduz-risco-de-cancros-gastrointestinais)

Sem comentários:

Enviar um comentário