segunda-feira, 4 de março de 2013

Cancro da mama: ácidos gordos ómega-3 são benéficos
Estudo publicado no “Journal of Nutritional Biochemistry”


Uma dieta rica em ácidos gordos ómega-3 pode inibir o crescimento de tumores da mama, dá conta um estudo publicado no “Journal of Nutritional Biochemistry”.
 
O cancro da mama continua a ser a forma mais comum de cancro entre mulheres em todo o mundo e é a segunda principal causa de morte por cancro do sexo feminino. Há muito que se acredita que a dieta pode ajudar significativamente na prevenção do cancro. Contudo, os estudos epidemiológicos realizados até à data não têm fornecido resultados consistentes.
 
“Há desafios inerentes à condução e medição da dieta neste tipo de estudos, o que tem dificultado a capacidade de estabelecer, solidamente, a ligação entre a dieta e o risco de desenvolvimento de cancro. Assim, neste estudo resolvemos utilizar ferramentas genéticas modernas para resolver uma questão nutricional clássica”, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, David Ma.
 
Para o estudo os investigadores University of Guelph, no Canadá, criaram ratinhos transgénicos capazes de produzir ácidos gordos ómega-3 e de desenvolver tumores da mama agressivos. Os investigadores compararam estes animais com outros geneticamente modificados que apenas desenvolviam os mesmos tumores.
 
O estudo apurou que os ratinhos que produziam ácidos gordos ómega-3 desenvolviam apenas dois terços dos tumores e estes eram 30% mais pequenos comparativamente com os do grupo de controlo. “Esta diferença pode ser claramente atribuída à presença dos ácidos gordos ómega-3 nos ratinhos transgénicos”, disse o investigador.
 
Segundo David Ma, o facto de um nutriente ter um efeito significativo no desenvolvimento e crescimento dos tumores é algo de admirável e tem implicações consideráveis na prevenção do cancro da mama.
 
O investigador espera que estes resultados conduzam a mais investigação tendo em conta os efeitos que a dieta poderá ter na redução do risco do cancro. “A importância da prevenção tem aumentado. Estamos a trabalhar para construir um planeta melhor, o que inclui a adoção de um estilo de vida e dieta mais saudável”, conclui David Ma.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/cancro-da-mama-acidos-gordos-omega-3-sao-beneficos?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20130304)

Sem comentários:

Enviar um comentário