A saúde óssea de mulheres na pós-menopausa – bem como nas pessoas de todas as idades – pode ser melhorada com o consumo de ameixas secas, que, segundo um grupo de investigadores da Universidade do Estado da Florida e da Universidade do Estado de Oklahoma, EUA, representa uma solução simples e pró-activa para ajudar a evitar fracturas e osteoporose. O estudo foi publicado no “British Journal of Nutrition”.
Para o estudo, os investigadores testaram dois grupos de mulheres na pós-menopausa. Ao longo de um período de 12 meses, o primeiro grupo, composto por 55 mulheres, foi instruído a consumir 100 gramas de ameixas secas (cerca de 10 ameixas secas) por dia, enquanto o segundo - um grupo de controlo comparativo de 45 mulheres - foi orientado a consumir 100 gramas de maçãs secas. Todas as participantes do estudo também receberam doses diárias de cálcio (500 mg) e vitamina D (400 unidades internacionais).
O grupo que consumiu as ameixas secas apresentou uma densidade mineral óssea significativamente maior no cúbito (um dos dois ossos longos do antebraço) e na coluna, em comparação com o grupo que comeu maçãs secas. Segundo Arjmandi, isto deve-se em parte à capacidade das ameixas secas para suprimirem a taxa de reabsorção óssea, o que reduz os riscos de fractura óssea.
ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/comer-ameixas-secas-ajuda-a-evitar-fracturas-e-osteoporose?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110829)
Sem comentários:
Enviar um comentário