terça-feira, 30 de agosto de 2011

Manga pode ajudar a prevenir o cancro

A manga, fruta tropical de sabor exótico, contém em si substâncias com um grande potencial no combate a células cancerosas de vários tipos de tumores, refere um estudo do Texas AgriLife Research, divulgado pelo sítio “Eurekalert”.

SusanneTalcott, membro da equipa de investigadores, explicou que, apesar de a manga ter cinco vezes menos capacidade antioxidante que a uva, ela pode ter um impacto positivo contra diversos tipos de tumores.

Em testes laboratoriais com extractos de polifenóis das cinco variedades mais comuns da fruta, os cientistas descobriram que esses componentes tinham algum impacto sobre as células cancerosas do pulmão, da próstata e do sangue (leucemia).

Contudo, o maior efeito foi observado em células tumorais da mama e do intestino. “Verificámos que nem todas as linhas celulares são sensíveis, na mesma medida, a um agente antitumoral, mas as linhas de células de cancro da mama e do cólon sofreram apoptose, ou morte celular programada (ou seja, o processo tumoral foi interrompido)”, explicou a investigadora.

A cientista, que realizou o estudo em parceria com o seu marido, Steve Talcott, disse ainda à Eurekalert que, quando foram testadas células saudáveis do cólon e células cancerosas do cólon, se verificou que os polifenóis da manga não prejudicaram as células saudáveis.

ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/manga-pode-ajudar-a-prevenir-o-cancro)

Sem comentários:

Enviar um comentário