segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cafeína reduz risco de cancro da pele

Estudo publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”

A cafeína parece proteger a pele ao nível molecular contra certos tumores, de acordo com um estudo publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS) que explica como funciona esse processo.

O estudo, liderado por Masaoki Kawasumi, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em Seattle, EUA, usou ratinhos geneticamente modificados para reduzir a função na pele da ataxia telangiectasia e da enzima relacionada Rad3 (ATR).

Estudos anteriores indicaram que a cafeína inibia a ATR e, deste modo, promovia a morte das células com ADN danificado.

Entre os ratos geneticamente modificados expostos aos raios ultravioletas, com a acção da proteína ATR fortemente reduzida, os tumores da pele desenvolveram-se três semanas mais tarde que nos outros roedores que não foram manipulados geneticamente.

Após 19 semanas de exposição aos raios ultravioletas, os ratos geneticamente modificados tinham 69% menos tumores na pele, e quatro vezes menos tumores agressivos que os ratos “normais”.

A persistência da radiação acabou por danificar as células da pele dos ratos geneticamente modificados após 34 semanas de exposição. Os resultados sugerem que os efeitos protectores da cafeína contra os raios ultravioletas, já documentados noutros estudos, explicam-se provavelmente pela inibição da proteína ATR durante a fase pré-cancerosa, antes de os tumores da pele induzidos pelos raios ultravioletas se desenvolverem totalmente, destacam os cientistas em comunicado de imprensa.

Os cientistas sugerem que a aplicação tópica de cafeína na pele possa ser útil na prevenção de tumores, com o benefício adicional de absorver a luz ultravioleta directamente, actuando, assim, como um protector solar.

Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/cafeina-reduz-risco-de-cancro-da-pele?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110822 ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário