segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Beber café moderadamente não afecta gravidez

As mulheres grávidas que bebem três chávenas de café por dia não correm mais riscos de terem partos prematuros ou darem à luz bebés com peso inferior ao normal, indica um novo estudo publicado na revista médica britânica "British Medical Journal"

A investigação, da Universidade de Arrhus, na Dinamarca, contraria resultados de estudos anteriores que indicavam que a cafeína consumida pelas grávidas podia passar facilmente para o feto, causando-lhe problemas no metabolismo.

O novo trabalho - que se baseou em mais de mil grávidas até 20 semanas - afirma não existir qualquer relação entre o consumo moderado de cafeína e o desenvolvimento da gravidez.

Para realizar o estudo, os investigadores administraram café a metade do grupo de mulheres e descafeinado às restantes e acompanharam o peso dos 1.150 bebés recém-nascidos e a duração das gravidezes. Segundo os resultados obtidos, o peso médio dos bebés nascidos das mulheres que beberam café descafeinado foi 16 gramas superior ao das que tomaram cafeína, enquanto a sua gravidez foi dois dias mais longa, em média, do que as do outro grupo.

O estudo, segundo o qual as diferenças encontradas "não têm qualquer relevância", refere que o grupo das que tomaram cafeína teve 4,2% de partos prematuros e 4,5% de bebés com peso inferior ao normal. As percentagens correspondentes às grávidas que tomaram café descafeinado foram de 5,2% e 4,7% respectivamente, indica o estudo.

Fontes: Lusa e Imprensa Internacional (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/beber-cafe-moderadamente-nao-afecta-gravidez)


Sem comentários:

Enviar um comentário