segunda-feira, 7 de março de 2011

Zinco pode prevenir constipações

Estudo publicado no “The Cochrane Library"

Os suplementos de zinco reduzem a gravidade e a duração das constipações comuns, de acordo com uma meta-análise realizada pelo Instituto de Educação Médica e Pesquisa de Chandigarh (Índia), publicado no “The Cochrane Library ".

As constipações são responsáveis por cerca de 40% de tempo perdido no trabalho e na escola a cada ano. A ideia de que o zinco pode ser eficaz contra a constipação comum provém de um estudo de 1984 que mostrou que os comprimidos de zinco reduzem a duração dos sintomas. Desde então, os resultados de novos estudos têm sido divergentes e, embora várias explicações biológicas tenham sido propostas quanto ao efeito, nenhuma foi confirmada.

Esta revisão agora publicada actualiza uma outra meta-análise realizada em 1999 com dados de vários ensaios. No total, foram incluídos dados de 15 estudos que envolveram 1.360 pessoas.

De acordo com os resultados, a toma de xarope ou comprimidos de zinco desde o dia seguinte ao aparecimento dos sintomas de constipação reduzem a gravidade e a duração da doença. Após sete dias, a maioria dos pacientes que tomaram zinco estavam sem sintomas, em comparação com aqueles que receberam placebo.

As crianças que tomaram xarope ou comprimidos de zinco, durante cinco meses ou mais, tiveram menos expectoração e faltaram à escola com menos frequência. O zinco também reduziu o uso de antibióticos em crianças, facto importante, dado que o uso excessivo destes fármacos está envolvido no desenvolvimento de resistências.

Segundo explicou o líder do estudo, Meenu Singh, em comunicado, "esta revisão reforça a evidência de que o zinco funciona no tratamento da constipação comum. No entanto, actualmente, ainda é difícil fazer uma recomendação geral, porque não sabemos muito sobre a dose ideal, a formulação ou a duração do tratamento".

Os autores assinalam, contudo, que posteriores investigações devem incidir sobre os benefícios do zinco em determinadas populações. "A nossa revisão analisou apenas os suplementos de zinco em pessoas saudáveis, mas seria interessante ver se os suplementos de zinco podem ajudar asmáticos, cujos sintomas tendem a piorar quando ficam constipados", refere o mesmo especialista.

(Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/zinco-pode-prevenir-constipacoes?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110307 ALERT Life Sciences Computing, S.A.)


Sem comentários:

Enviar um comentário