segunda-feira, 21 de março de 2011

Noz é o melhor antioxidante natural

Preventivo de doenças coronárias, cancro e até demência

As nozes são o alimento vegetal com maior quantidade de antioxidantes, o que as poderá tornar poderosos aliados na prevenção de doenças coronárias, diferentes tipos de cancro e até demência, segundo cientistas noruegueses e norte-americanos.

O estudo, publicado na revista da Sociedade norte- americana para Ciências Nutricionistas, foi hoje apresentado em Madrid durante o Seminário "Nozes alimentos naturais, alimentos funcionais".

O trabalho, que analisa mais de mil alimentos, conclui que as nozes contêm maior quantidade de antioxidantes que as laranjas, os espinafres, as cenouras ou os tomates, "considerados até agora os alimentos com maiores níveis", explicou Jordi Salas, da Universidade espanhola Rovira i Virgili.

Os cientistas descobriram que as nozes possuem 20,97 unidades de antioxidantes por cada cem gramas, vinte vezes mais que a quantidade presente nas laranjas (1,14), nos espinafres (0,98), nas cenouras (0,04) ou nos tomates (0,31).

O perito indicou que tomar antioxidantes em forma de nozes aumenta a probabilidade de proteger o organismo de uma série de doenças, nomeadamente demência.

Até agora sabia-se que comer nozes habitualmente contribui para diminuir o colesterol e reduzir a possibilidade de contrair doenças cardiovasculares.

Neste sentido, o responsável pelo departamento de Nutrição e Dietética do Hospital Clínico de Barcelona, Emilio Ros, manifestou que acrescentar um punhado de nozes "a uma dieta saudável de tipo mediterrâneo" consegue diminuir significativamente o colesterol LDL (prejudicial) em quase 15 por cento, devido ao seu conteúdo em ácidos gordos omega-3 e omega 6.

Tradicionalmente pensa-se que os frutos secos engordam, o que representa um obstáculo ao seu consumo, referiu Ros, assegurando que os trabalhos realizados no departamento que dirige desmentem este facto.

Fonte: Lusa (in http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/noz-e-o-melhor-antioxidante-natural)

Sem comentários:

Enviar um comentário