segunda-feira, 7 de março de 2011

Técnica para detenção do cancro do colo do útero é premiada

Tecnologia desenvolvida por investigador da Universidade de Coimbra

A técnica para detecção do cancro do colo do útero concebida pelo investigador Rui Pereira Nobre recebeu o Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra 2010.

O investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (UC) foi premiado pela sua tese de doutoramento, que levou ao "desenvolvimento e à validação clínica de uma tecnologia eficaz e de baixo custo, que permite detectar, com elevada sensibilidade, todos os tipos de Papilomavírus Humano [HPV], identificar o tipo específico de vírus e classificá-lo de acordo com o seu risco oncogénico”.

Em declarações à agência Lusa, Rui Pereira Nobre explicou que esta tecnologia “contribui para uma melhoria significativa nos cuidados de saúde, uma vez que permite ao clínico identificar, numa fase precoce e assintomática, as mulheres que realmente apresentam um risco acrescido para o desenvolvimento do cancro”.

A tecnologia já foi submetida a patente e está a ser implementada na prática clínica do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE, dá conta uma nota de imprensa.

O cancro do colo do útero é actualmente uma das principais causas de morte por cancro nas mulheres, estimando-se que, anualmente, sejam diagnosticados 493.000 novos casos em todo o mundo.

(Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/tecnica-para-detencao-do-cancro-do-colo-do-utero-e-premiada?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110307 ALERT Life Sciences Computing, S.A.)

Sem comentários:

Enviar um comentário