segunda-feira, 21 de março de 2011

Artrite reumatóide: possível tratamento é identificado

Estudo publicado na “Science Express”

Investigadores americanos modificaram uma proteína, a progranulina , que é capaz de reduzir os sintomas da artrite reumatóide em ratinhos, revela um estudo publicado na “Science Express”.

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune caracterizada pela inflamação das articulações que conduz à destruição progressiva das suas estruturas e à incapacidade funcional. Esta doença, que atinge preferencialmente os indivíduos mais idosos, é sistémica, pelo que pode envolver também órgãos internos como o coração e o pulmão.

Neste estudo os investigadores da New York University School of Medicine, em Nova Iorque, EUA, identificaram o receptor da progranulina, a qual já era conhecida por desempenhar um papel importante no desenvolvimento embrionário, reparação dos tecidos, tumorogenese e na inflamação..

Com o auxílio de técnicas de sequenciação genética, a equipa liderada por Changju Liu descobriu que a progranulina se liga directamente aos receptores do factor de necrose tumoral (TNFR), alterando a interacção entre a proteína inflamatória, o TNF-alfa, e o seu receptor (TNFR).

O estudo revelou que a administração da progranulina a ratinhos que sofriam de artrite reumatóide conseguiu diminuir ou mesmo bloquear o desenvolvimento da doença.

Seguidamente, os investigadores combinaram três fragmentos da proteína, que se ligavam de um modo mais selectivo aos TNFR, criando uma proteína a qual foi denominada por “Atsttrin”. Foi verificado que esta proteína se mostrou ainda mais eficaz na prevenção da inflamação associada à artrite reumatóide, do que a progranulina não modificada.

Apesar de ainda não se saber se esta proteína poderá também funcionar de igual modo nos humanos, os autores do estudo sugerem que a progranulina poderá ser um novo e promissor alvo terapêutico para a artrite reumatóide.

(Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/artrite-reumatoide-possivel-tratamento-e-identificado?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110321 ALERT Life Sciences Computing, S.A)

Sem comentários:

Enviar um comentário