domingo, 8 de novembro de 2015

Mais de um milhão de portugueses têm diabetes

A população entre os 20 e os 79 anos de idade apresenta uma prevalência da diabetes de 13,1%, ou seja, esta doença atinge atualmente mais de um milhão de portugueses. Estes números, relativos a 2014, foram hoje divulgados pelo Observatório Nacional da Diabetes (OND), na apresentação do seu relatório anual.


As estatísticas apontam para uma diferença significativa entre a prevalência da doença nos homens (15,8%) e nas mulheres (10,8%). Quanto à prevalência da hiperglicemia intermédia, o OND concluiu que 27,2% da população portuguesa compreendida entre os 20 e os 79 anos apresenta esta alteração metabólica, sugestiva de pré-diabetes. Somando este número à estatística da prevalência da diabetes, considera-se que 40,3% da população, no grupo etário indicado, tem ou está em risco de ter diabetes.

Os dados recolhidos pelo OND dão conta de um forte aumento da prevalência da doença à medida que a idade aumenta e que mais de um quarto das pessoas entre os 60 e os 79 anos de idade tem diabetes. A propósito destes números, o ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, afirmou durante a apresentação do relatório que esta é uma doença que apresenta uma tendência crescente ao longo dos anos, justificada pelo envelhecimento da população.

Estima-se que o tratamento da diabetes consuma 1% do PIB nacional.

NF Diabetes dentro 43417

O relatório anual "Factos e Números da Diabetes 2014" foi hoje apresentado na Escola da Diabetes, em Lisboa. Presentes na apresentação estiveram também o Dr. Francisco George, diretor-geral da Saúde, o Prof. Dr. José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), o Dr. José Manuel Boavida, director do Programa Nacional para a Diabetes (PND) e o Dr. Luís Gardete Correia, coordenador do Observatório Nacional da Diabetes (OND).
Fonte - http://www.newsfarma.pt/noticias/3196-mais-de-um-milh%C3%A3o-de-portugueses-tem-diabetes

Sem comentários:

Enviar um comentário