domingo, 8 de novembro de 2015

DPOC: Combater a doença através do conhecimento

Numa altura em que ainda há quem não saiba o que é nem em que consiste a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação RESPIRA desenvolveram um guia prático e informativo de apoio ao doente, familiar e cuidador.

A Dr.ª Luísa Soares Branco, presidente da Associação Respira, explicou que “esta iniciativa visa ajudar e sensibilizar as pessoas para a prevenção da DPOC, necessidade de diagnóstico precoce e também para as limitações e comorbilidades de uma doença respiratória crónica grave e complexa que afecta consideravelmente a qualidade de vida”.

Para o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro, presidente da SPP, uma das melhores formas de combater uma doença é prevenindo-a através do conhecimento e das ações de sensibilização. "Apesar de todo o trabalho que se tem desenvolvido na área da sensibilização, com reconhecidos resultados a nível do conhecimento geral da sociedade, a DPOC continua a ser uma doença por muitos desconhecida e até relativizada. O seu impacto na qualidade de vida dos doentes é demasiado elevado para ser ignorado. Por estas e outras razões a SPP acredita que é importante reforçar o dialogo com a sociedade, em especial com os grupos de risco".

O livro “DPOC de A a Z” foi pensado para toda a população interessada em saúde que não conhece a DPOC ou para aqueles que pretendem aprofundar os seus conhecimentos. Tem um formato prático, estilo livro de bolso, por forma a facilitar e incentivar as pessoas a leva-lo para casa para futuras consultas.

Fonte - http://www.mypneumologia.pt/iniciativas/39-dpoc-combater-a-doen%C3%A7a-atrav%C3%A9s-do-conhecimento.html

 

Sem comentários:

Enviar um comentário