segunda-feira, 12 de maio de 2014

Questionário clínico avalia estado da asma e rinite alérgica em crianças
Teste desenvolvido por portugueses


Um grupo de especialistas portugueses criou o CARATkids, o primeiro questionário clínico que avalia, com precisão, o estado da asma e da rinite alérgica em crianças dos 6 aos 12 anos, e a eficácia dos tratamentos a que essas crianças estão sujeitas.
 
De acordo com João Fonseca, coordenador das Unidades de Imunoalergologia do hospital CUF Porto e instituto CUF Porto e também responsável pelo projeto, o CARATkids é um questionário simples que avalia o controlo - "estado clínico” - da doença alérgica das vias aéreas (asma e rinite) em crianças dos 6 aos 12 anos. São 13 questões, em que oito questões são respondidas pela criança, e cinco pelos pais.”
 
Segundo o comunicado enviado pela CUF Porto, este questionário permite, de forma simples e muito rápida, que o médico avalie o grau de controlo da asma e rinite. João Fonseca refere que o objetivo “não é o diagnóstico da doença, mas sim perceber em que ponto estamos a conseguir atingir os objetivos do tratamento”.
 
Na opinião do imunoalergologista, a grande inovação deste questionário é “ter um número que nos indica, com precisão, como está a evoluir a doença, se a medicação está realmente a funcionar ou se há risco de vir a ter uma agudização da doença”.
 
O CARATkids já foi testado com sucesso em 11 hospitais nacionais. Os resultados de validação, recentemente publicados numa revista científica da área, indicaram que é um teste com elevada sensibilidade e especificidade para a deteção de situações de não controlo da asma e rinite.
 
O teste vai ser agora aplicado em todos os locais em que seja útil conhecer o estado clínico de uma criança com diagnóstico de asma e rinite. “Pode ser antes de uma consulta de Imunoalergologia, ou com o Médico de Família ou Pediatra. Mas também será importante a sua utilização em rastreios, ou mesmo em casa entre consultas médicas”, refere João Fonseca.
 
O coordenador do projeto explica que foi já ministrada formação em dezenas de unidades de saúde, quer hospitalares, quer no âmbito dos Cuidados Primários para a utilização do teste. O CARATkids já foi, também, distribuído a muitas centenas de médicos. “Sabemos que está a ser utilizado com regularidade por muitos médicos, mas o desafio é que passe a ser um teste de rotina na prática clínica, o que é sempre extremamente difícil. Por isso mesmo, já nos próximos dias, estará disponível para impressão no site caratnetwork.org”, conclui.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www2.alert-online.com/pt/news/health-portal/questionario-clinico-avalia-estado-da-asma-e-rinite-alergica-em-criancas?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20140512)

Sem comentários:

Enviar um comentário