segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cancro do colo do útero e cancro do endométrio podem ser vistos por ressonância magnética

Estudo apresentado na reunião anual da American Roentgen Ray Society

A ressonância magnética (RM) pode distinguir entre cancro endométrio e cancro do colo do útero na maioria dos casos, quando as biopsias não o conseguem, aponta um estudo apresentado na reunião anual da American Roentgen Ray Society.
No estudo, liderado por Heather He, do Centro Oncológico M. D. Anderson de Houston, EUA, constatou-se que os radiologistas que utilizam RM conseguiram identificar correctamente o tipo de cancro em 38 dos 48 pacientes – cerca de 79% dos casos que obtiveram resultados inconclusivos com a biopsia.

De acordo com o Instituto Nacional do Cancro, dos EUA, mais de 43 mil mulheres foram diagnosticadas no ano passado com cancro do endométrio - que atinge o revestimento do útero. De acordo com o mesmo instituto, foram diagnosticados 12.200 novos casos de cancro do colo do útero, que afecta a parte inferior do útero, prosseguindo até à vagina.

Num comunicado à imprensa, Heather He, refere que, "em cerca de 3% dos casos há dificuldade em determinar o sítio primário de cancro". " Sabendo o principal local do cancro significa que pode dar-se às pacientes a terapia mais adequada e evitar que se submetam a uma cirurgia desnecessária."

As imagens de RM usadas no estudo foram examinadas por dois radiologistas, um com cinco anos de experiência e outro com 18. Os diagnósticos foram idênticos na maioria das vezes, o que demonstra, segundo a especialista, que a experiência não é fundamental.

Como este estudo foi apresentado numa reunião médica, os dados e as conclusões devem ser considerados preliminares até serem publicados e revistos, refere a mesma nota de imprensa.

(Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/cancro-do-colo-do-utero-e-cancro-do-endometrio-podem-ser-vistos-por-ressonancia-m?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110523 - ALERT Life Sciences Computing, S.A.)

Sem comentários:

Enviar um comentário