segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hortelã-pimenta acalma dores intestinais

Estudo publicado na revista “Pain”

Investigadores da Universidade de Adelaide, Austrália, demonstraram pela primeira vez como a hortelã-pimenta ajuda a aliviar a síndrome do cólon irritável, doença que afecta 20% da população.

Há décadas que a hortelã é normalmente prescrita por naturopatas para tratar de problemas intestinais, mas, até ao momento, não existiam provas científicas que demonstrassem que ela é realmente eficaz contra a dor.

Num artigo publicado na revista “Pain”, investigadores da University's Nerve-Gut Research Laboratory explicam como a hortelã activa um canal “anti-dor” no cólon, acalmando a dor da inflamação no tracto gastrointestinal.

Segundo explicou, em comunicado, Stuart Brierley, membro da equipa de estudo, “mostra que a hortelã age através de um canal anti-dor específico chamado TRPM8 para reduzir a dor activada, particularmente pela mostarda e pela pimenta. “Este é possivelmente o primeiro passo na determinação de um novo tipo de tratamento para síndrome do cólon irritável".

A síndrome do cólon irritável é um distúrbio gastrointestinal que causa dor abdominal, distensão abdominal, diarreia e / ou constipação. Trata-se de uma condição debilitante que afecta diariamente muitas pessoas, em especial, as mulheres que têm duas vezes mais probabilidades de sofrer da doença.

Algumas pessoas consideram que os sintomas aparecem após o consumo de alimentos gordurosos e picantes, café e álcool, mas é mais complexo do que isso. Parece haver uma ligação definitiva entre a síndrome e um quadro antigo de gastroenterite, que deixa as fibras nervosas de dor num estado elevado, alterando os mecanismos na parede do intestino e resultando numa dor continua”.

Além da intolerância gástrica e alimentar, a síndrome do cólon irritável pode ser causada pela intoxicação alimentar, stress, uma reacção aos antibióticos e nalguns casos é simplesmente genética.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A. (in http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/hortela-pimenta-acalma-dores-intestinais?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110502)

Sem comentários:

Enviar um comentário