segunda-feira, 23 de maio de 2011

Altos níveis de ómega-3 aumentam risco de cancro da próstata

Estudo publicado no “American Journal of Epidemiology”

O maior estudo a avaliar a associação de gorduras boas na dieta e o risco de cancro da próstata verificou que o que é bom para o coração pode não ser para a próstata. O estudo foi publicado no “American Journal of Epidemiology”.

O estudo, realizado pelo Centro de Estudos do Cancro Fred Hutchinson, nos EUA, analisou 3.400 homens, tendo sido constatado que aqueles que apresentavam maiores percentagens de ácido docosahexanóico, ou DHA (ácido gordo ómega-3, redutor de inflamações, geralmente encontrado em peixes) tinham um risco 2,5 vezes mais elevado de desenvolverem cancro agressivo da próstata de alto grau, em comparação aos homens que apresentavam níveis mais baixos de DHA.

Por outro lado, os homens com maiores índices de ácidos gordos trans no sangue (que estão ligados à inflamação e doenças do coração, e que podem ser encontrados em abundância em alimentos industrializados que contêm óleos vegetais parcialmente hidrogenados) apresentaram uma redução de 50% no risco de contrair cancro da próstata agressivo.

Os resultados do estudo mostram que o ómega-6, que é encontrado na maioria dos óleos vegetais e que está ligado à inflamação e às doenças cardíacas, não apresenta ligação com o risco de cancro da próstata. Em comunicado de imprensa, o autor do estudo, Theodore Brasky, refere que a equipa ficou surpreendida ao analisar os resultados. "Os nossos resultados transformam as nossas convicções - ou melhor - o que nós pensávamos saber - sobre a dieta, a inflamação e o desenvolvimento de cancro da próstata e mostra a complexidade de se estudar a associação entre nutrição e o risco de várias doenças crónicas."

(http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/altos-niveis-de-omega-3-aumentam-risco-de-cancro-da-prostata?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110523) - ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário