quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parlamento Europeu aprova relatório de Marisa Matias sobre Doença de Alzheimer


O Parlamento Europeu aprovou, dia 19 de Janeiro de 2011, em Estrasburgo, um relatório a pedir mais medidas para tratar a doença de Alzheimer, da autoria da deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que defende que a matéria deve ser uma prioridade europeia

Os eurodeputados querem que a União Europeia (UE) reforce a cooperação e a coordenação dos esforços de investigação clínica e que promova a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a prestação de cuidados aos doentes com Alzheimer.

Estima-se que na Europa 9,9 milhões de pessoas sofram de demência, a vasta maioria, mais de sete milhões, diagnosticada com Alzheimer.

A responsável pela posição do Parlamento Europeu, Marisa Matias, sublinhou que o principal objectivo do seu relatório é colocar a doença de Alzheimer e outras do mesmo tipo "como prioridade da agenda europeia".

O relatório, aprovado em plenário com 646 votos a favor, seis contra e seis abstenções, propõe, por exemplo, a criação de centros especializados nos Estados-membros e o intercâmbio de melhores práticas no domínio da investigação destas doenças, visando reduzir as desigualdades existentes entre os Estados-membros e no interior de cada país em matéria de diagnóstico e tratamento.

Marisa Matias estima em quase cem mil os casos de doença de Alzheimer em Portugal, um número que deve ser 50 por cento do real, visto que nem todos os casos estarão diagnosticados.

"A situação em Portugal também é dramática porque não há meios preparados para tratar essas pessoas, sendo também as desigualdades socioeconómicas muito visíveis", disse a deputada europeia.

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos. Esta doença produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar e memorizar, produzindo alterações no comportamento.

Estima-se em 35,6 milhões o número de pessoas em todo o mundo que sofrem de alguma forma de demência, devendo o número duplicar em cada 20 anos.

Mais de 28 por cento do número total de pessoas que sofrem de demência vive na Europa.

(Fonte: http://www.alzheimerportugal.org/scid/webAZprt/defaultArticleViewOne.asp?articleID=750&categoryID=808)

Sem comentários:

Enviar um comentário