sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Novo medicamento para a dor crónica

Substância activa foi recentemente desenvolvida por investigadores canadianos, activando-se no cérebro e na medula óssea.

O medicamento específico para determinadas regiões do cérebro e da medula óssea tem por base investigações prévias que constatavam que a dor crónica, além de uma dor aguda e prolongada, provinha de mudanças distintivas nas sinapses neuronais e mecanismos sensoriais do cérebro, na medula óssea.

Chamado NB001, o medicamento que foi criado através de uma série de métodos neurobiológicos produz fortes efeitos analgésicos, sendo que não surgiram nos indivíduos tratados nenhuns efeitos secundários. A substância activa funciona ao bloquear a enzima AC1, que se produz na região frontal do cérebro e na medula espinhal durante uma lesão nervosa que provoca a dor crónica.

As principais vantagens deste medicamento são deixar intacta a percepção da dor aguda, uma dor relativamente pequena e essencial para a protecção do corpo humano, e ser específico para os neurónios, tendo menos probabilidade de causar efeitos noutros órgãos.

A equipa de investigadores, liderada por Hansen Wang, publicou os resultados do seu estudo na revista Science Translational Medicine. Anteriormente tinham já sugerido que a eliminação do gene AC1 reduziria ou bloquearia a dor crónica, mas através deste medicamento conseguiram bloquear a enzima AC1 só nas regiões específicas necessárias para o desaparecimento deste problema.

A dor crónica é um dos problemas de saúde mais comuns do mundo, infelizmente a maioria dos analgésicos tradicionais não são eficazes para eliminá-la e têm tendência a reduzir também a dor aguda.


Fonte: http://www.hospitaldofuturo.com/novidades_noticia.asp?noticiaId=1193

Sem comentários:

Enviar um comentário