domingo, 5 de maio de 2019

Dormimos mais quando estamos doentes. Porquê?
Estudo publicado na revista “Science”
Uma equipa de investigadores descobriu um gene que é responsável pela necessidade maior de dormir quando nos encontramos doentes.
 
O gene, que foi denominado nemuri (significado de dormir em japonês), foi descoberto por uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, EUA, num estudo que incluiu mais de 12.000 linhas de mosca da fruta. 
 
A proteína NEMURI combate os germes com a sua atividade antimicrobiana inerente, e é segregada por células no cérebro para promover um sono prolongado e profundo quando existe infeção.
 
Amita Sehgal, autora sénior deste estudo, explicou que, “embora seja do conhecimento comum o facto de o sono e a recuperação estarem intimamente associados, o nosso estudo liga diretamente o sono ao sistema imunitário e dá uma potencial explicação para o facto de o sono aumentar durante as doenças”.
 
A equipa observou que as moscas da fruta que não expressavam o gene nemuri despertavam mais facilmente durante o sono e aparentavam ter menos necessidade de dormir na sequência de uma infeção ou de privação de sono.
 
Os investigadores observaram também que a privação de sono, a qual faz aumentar a necessidade de dormir e, de alguma forma, o desenvolvimento de infeções, estimulou a expressão do gene nemuri num pequeno grupo de neurónios das moscas que se encontravam perto de uma estrutura do cérebro promotora do sono. 
 
A superexpressão do gene fez aumentar o sono em moscas que tinham sido infetadas com bactérias, o que fez melhorar as suas hipóteses de sobrevivência em relação às moscas de um grupo de controlo que não tinham sido infetadas.
 
Segundo os investigadores, a proteína NEMURI parece reagir a infeções, exterminando as bactérias e aumenta o sono, atuando sobre o cérebro. 
 
A NEMURI é um peptídeo antimicrobiano. Muitas outras moléculas possuem múltiplas funções que ajudam a combater infeções. No entanto, a função de promotora de sono da NEMURI poderá ser também importante para a defesa do seu hospedeiro, pois o aumento do sono com a infeção promoveu a sobrevivência nas moscas. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário