quarta-feira, 18 de julho de 2018

Mais de 40% dos portugueses passam o tempo livre a ver televisão
Estudo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge


Um estudo à escala nacional mostra que 40% dos portugueses ocupa os tempos livres a ver televisão, noticiou a agência Lusa.
Carlos Dias, médico e coordenador do Departamento de Epidemiologia Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, afirmou que as conclusões "confirmam uma elevada prevalência de fatores de risco como a hipertensão, obesidade, sedentarismo, uma alimentação que não é saudável e que contribuem para a ocorrência de AVC".
O trabalho de campo decorreu em 2015, abrangendo cerca de 4.200 pessoas distribuídas pelas sete regiões de Portugal, envolvendo homens e mulheres com idades entre os 25 e 74 anos. A análise dos dados foi feita em 2016.
Dos números apurados, Carlos Dias destacou a "elevada frequência de sedentarismo", concluindo o estudo que "mais de 40% dos homens e mulheres referiram que a atividade que melhor caracteriza os seus tempos livres é estar sentado a ver televisão".
A leitura desses dados evidencia preocupação ao médico que coordenou o estudo, lembrando que a "atividade física é essencial no controlo das doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade".
Em declarações à Lusa, Carlos Dias sublinhou que o estudo também apresentou resultados otimistas, nomeadamente os números relacionados com a "prevalência da diabetes, que baixou para 9,8%" quando "há sete anos, … o valor chegou aos 12%".
"O outro resultado que considero importante é aquele que nos mostra que nas pessoas de estratos sociais menos favorecidos, como as que têm menor grau de instrução [ou] que estão desempregadas há uma maior frequência desses fatores de risco", alertou Carlos Dias, sugerindo uma "nova linguagem" na relação médico-paciente.
Sobre o aparente insucesso das sucessivas campanhas de consciencialização para a doença junto da população mais jovem, Carlos Dias explicou que "nem sempre a oferta parece saudável", apontando os casos da "alimentação, apesar dos programas importantes da redução do sal e do açúcar, cujos efeitos demoram dois a cinco anos a fazerem-se sentir".
Fonte - http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/mais-de-40-dos-portugueses-passam-o-tempo-livre-a-ver-televisao?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20180212

Sem comentários:

Enviar um comentário