segunda-feira, 16 de julho de 2018

Desenvolvido método não invasivo de diagnosticar cancro da mama
Estudo publicado na revista “Molecular Pharmaceutics”

 
Uma equipa de investigadores desenvolveu um “comprimido de rastreio de doenças” que poderá substituir as mamografias no rastreio do cancro da mama. 
 
O cancro da mama é o segundo mais comum nas mulheres, pelo que requer rastreios continuados. Contudo, além de poderem ser desconfortáveis, as mamografias nem sempre obtêm resultados fidedignos e ainda expõem, repetidamente, as mulheres ao raio-X. 
 
A mamografia proporciona informação sobre a localização e tamanho dos tumores, mas não indica se os mesmos são benignos ou malignos. Consequentemente, como indicou um estudo dinamarquês recente, até um terço das mulheres acaba por ser submetido a tratamentos e procedimentos desnecessários para o cancro da mama.
 
Finalmente, as sondas fluorescentes podem detetar os tumores da mama, mas requerem uma administração intravenosa.
 
Para fazerem face a todos estes problemas, os investigadores da Universidade de Michigan, EUA, decidiram desenvolver então um método não invasivo, mais seguro e que proporcionasse resultados mais fidedignos. 
 
A equipa formulou um comprimido oral em que combinou duas moléculas: uma que se liga a proteínas na superfície das células cancerígenas da mama e um corante que quando é exposto a raios infravermelhos faz evidenciar eventuais tumores. Não é necessária, portanto, qualquer radiação.
 
Testes efetuados em ratinhos revelaram que com a formulação desenvolvida pela equipa uma proporção considerável do agente imagiológico foi absorvida pelo fluxo sanguíneo. Os investigadores consideram que esta pílula poderá no futuro ser modificada de forma a poder detetar outras doenças. 
 
Fonte - http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/desenvolvido-metodo-nao-invasivo-de-diagnosticar-cancro-da-mama?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20180521

Sem comentários:

Enviar um comentário