segunda-feira, 23 de julho de 2018

Desenvolvimento motor das crianças pode ser influenciado pelo uso de calçado
Estudo publicado na “Frontiers in Pediatrics”


Um novo estudo demonstrou que a atividade física regular sem o uso de calçado poderá melhorar as competências de salto e de equilíbrio em crianças e adolescentes.
 
O estudo que foi conduzido em colaboração pela Universidade de Jena, Alemanha, e a Universidade de Stellenbosch, África do Sul, procurou avaliar o impacto sobre o desempenho de crianças e adolescentes de várias faixas etárias em atividades de salto, equilíbrio e corrida, tanto descalças como descalças.
 
“Caminhar descalço é amplamente considerado como sendo mais natural e o uso de calçado tem sido discutido desde longa data como sendo um fator influenciador sobre a saúde dos pés e o desenvolvimento dos padrões de movimento”, comentou Astrid Zech, da Universidade de Jena e que liderou o estudo.
     
A líder do estudo, juntamente com duas equipas de investigadores, avaliou as competências de equilíbrio, o salto de longa distância e uma corrida de 20 metros em 810 crianças e adolescentes de 22 escolas primárias e secundárias oriundas de uma zona rural da África do Sul e de zonas urbanas na Alemanha.
 
Os dois grupos representariam diferentes estilos de vida relativos ao uso de calçado: as crianças na África do Sul andam normalmente descalças, ao passo que as da Alemanha usam calçado quase sempre.
 
Os resultados do estudo revelaram um melhor desempenho nos testes de equilíbrio e de salto nas crianças que andavam normalmente descalças em comparação com as que andavam quase sempre calçadas. Esta diferença foi observada em todas as faixas etárias (6-10, 11-14 e 15-18 anos), mas de forma mais evidente no grupo dos 6-10 anos de idade.
 
As crianças habitualmente descalças revelaram também um desempenho melhor quando fizeram os testes descalças do que calçadas. 
 
No entanto, no teste de corrida as crianças habitualmente calçadas tiveram um melhor desempenho, particularmente no grupo dos 11-14 anos, sendo que ambos os grupos revelaram melhores resultados quando fizeram o teste calçados. Os investigadores consideram que o ambiente (ar livre ou interior e tipo de solo) poderão ter influenciado os resultados.
 
Como conclusão, os investigadores recomendam que os pais em casa encorajem os filhos a andarem descalços regularmente e que algumas atividades físicas sejam praticadas sem o uso de calçado.
 
Fonte - http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/desenvolvimento-motor-das-criancas-pode-ser-influenciado-pelo-uso-de-calcado?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20180716 ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário