domingo, 13 de março de 2016

Framboesas ajudam a prevenir o cancro e doenças inflamatórias
Estudo publicado no “Journal of Cellular Biochemistry”


O consumo de framboesas, um fruto vermelho que apresenta elevadas quantidades de polifenóis, pode ajudar a prevenir doenças inflamatórias, retinopatia diabética ou cancro, refere um estudo publicado no “Journal of Cellular Biochemistry”.
 
O estudo realizado pelos investigadores da Universidade do Porto apurou que a ingestão de compostos bioativos da framboesa, com as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, melhora a capacidade das pessoas em evitar doenças inflamatórias e o cancro do cólon ou da mama, por exemplo.
 
“Aquilo que os resultados demonstram de uma forma consistente no nosso modelo celular é que os compostos bioativos que estão presentes na framboesa (polifenóis) comprovam que existe uma enorme potencialidade de modelação da atividade biológica por interação com o ambiente e, neste caso quanto maior for o consumo deste alimento, teoricamente maior a nossa capacidade de evitarmos doenças como inflamações e o cancro”, explica à agência Lusa um dos investigadores, Mário Sousa Pimenta.
 
O estudo analisou os efeitos dos polifenóis, compostos bioativos presentes na framboesa e que têm potencial anti-inflamatório e antioxidante, na modulação da formação de novos vasos sanguíneos  (angiogénese). Verificou-se que os polifenóis da framboesa e de outros frutos vermelhos com cor intensa apresentam um potencial de inibir a angiogénese, ou seja, tem potencial para inibir a formação de novos vasos sanguíneos, proliferação de células que revestem as paredes dos vasos sanguíneos e evitar a sua capacidade migratória das células.
 
Segundo Mário Sousa Pimenta, dos resultados obtidos no ensaio experimental, os polifenóis da framboesa e de outros frutos vermelhos com cor intensa apresentam “um potencial de inibir a angiogénese, ou seja, tem potencial para inibir a formação de novos vasos sanguíneos, proliferação de células que revestem as paredes dos vasos sanguíneos e evitar a sua capacidade migratória das células”.
 
A retinopatia diabética, doença oftalmológica associada à diabetes e a causa mais frequente de cegueira adquirida, traduz-se precisamente por um aumento da produção de vasos sanguíneos. Com este estudo, “teoricamente nós inibimos a angiogénese e podemos impedir uma das consequências da diabetes”, referiu Mário Sousa Pimenta
 
O consumo de polifenóis ajuda as pessoas a protegerem-se do cancro, da metastização do cancro, e de doenças inflamatórias, reiterou o médico, referindo que dados do estudo concluem também que se registaram "alterações de citoesqueleto", que tem um função de suporte das células e do movimento.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/doenca-de-alzheimer-o-papel-do-sistema-imunitario?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20160229)

Sem comentários:

Enviar um comentário