domingo, 13 de março de 2016

Enxaqueca, dores de cabeça e síndrome do cólon irritável estão associados?
Estudo da Universidade de Istambul


A enxaqueca e as dores de cabeça de tensão parecem estar geneticamente associadas à síndrome do cólon irritável, dá conta um estudo apresentado no 68º Encontro Anual da Academia Americana de Neurologia.
 
A síndrome do cólon irritável é um distúrbio do sistema digestivo, caracterizado por dor e desconforto abdominal, bem como alterações no padrão da evacuação intestinal. Apesar de não se saber qual a causa exata da doença, os investigadores têm sugerido que a condição pode ser resultante de alterações na forma como o intestino, cérebro e sistema nervoso comunicam.
 
Adicionalmente, alguns estudos têm demonstrado que os indivíduos com síndrome do cólon irritável e outros distúrbios gastrointestinais têm frequentemente dores de cabeça ou enxaquecas, comparativamente com aqueles sem estes distúrbios.
 
De forma a tentar perceber se havia alguma ligação entre estas condições, os investigadores da Universidade de Istambul, na Turquia contaram com a participação de 107 indivíduos com enxaqueca episódica, 53 com dores de cabeça de tensão, 107 com síndrome do cólon irritável e 53 indivíduos saudáveis.
 
O estudo apurou que comparativamente com os indivíduos com dores de cabeça de tensão, aqueles com enxaqueca apresentavam o dobro do risco de terem síndrome do cólon irritável. Um total de 54% dos indivíduos com enxaqueca também tinha síndrome do cólon irritável, comparativamente com os 28% dos indivíduos com dores de cabeça de tensão. Dos pacientes com síndrome do cólon irritável, 38% tinha enxaqueca e 24% tinha também dores de cabeça de tensão.
 
Posteriormente, os investigadores analisaram a presença do gene transportador da serotonina e o gene do recetor da serotonina 2 em todos os pacientes e nos indivíduos saudáveis. O estudo apurou que os pacientes com síndrome do cólon irritável, enxaqueca ou dores de cabeça de tensão tinham pelo menos um gene diferente dos indivíduos saudáveis, o que sugere que as três condições parecem partilhar uma ligação genética.
 
“Uma vez que as dores de cabeça e a síndrome do cólon irritável são condições tão habituais e as causas são desconhecidas, a descoberta de uma possível ligação genética comum é encorajador”, revelou, em comunicado de imprensa, uma das coautoras do estudo, Derya Uluduz.
 
A investigadora acrescentou que, no entanto, são necessários mais estudos para explorar esta possível ligação. “A descoberta de genes partilhados pode conduzir a novas estratégias de tratamento para estas doenças crónicas”, concluiu.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/enxaqueca-dores-de-cabeca-e-sindrome-do-colon-irritavel-estao-associados?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20160229)

Sem comentários:

Enviar um comentário