terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Os instrumentos musicais e o desenvolvimento cerebral
Estudo publicado no “Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry”

 
A aprendizagem de um instrumento musical pode ajudar as crianças a gerirem as suas energias mentais, aponta um estudo norte-americano.
 
James Hudziak e colegas descobriram, através de ressonância magnética, que o espessamento ou adelgaçamento do córtex em algumas áreas do cérebro são indicadores de problemas mentais, como o défice de atenção, depressão e ansiedade, mesmo em crianças às quais estes problemas não tenham sido diagnosticados.
 
Para o estudo, a equipa de investigadores contou com a participação de 232 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos de idade. Os participantes foram submetidos a três ressonâncias magnéticas, efetuadas em intervalos de dois anos. Adicionalmente, a equipa teve acesso ao QI e dados relativos à formação musical das crianças. 
 
Foram observadas diversas alterações em várias áreas do cérebro, associadas à educação musical. Os investigadores detetaram alterações nas áreas motoras, já que tocar um instrumento musical requer o controlo e coordenação de movimento. Foi também detetado o espessamento cortical nas áreas do cérebro associadas à função executiva, controlo inibidor e processamento de emoções, incluindo “memória de trabalho, controlo da atenção, assim como organização e planeamento do futuro”.
 
Contudo, não foi encontrada associação entre o espessamento do córtex e o número de anos de prática de instrumentos musicais, mas sim a idade em que se tocou o instrumento.
 
A equipa concluiu que a aprendizagem de um instrumento musical por parte das crianças trouxe benefícios a nível de redução da ansiedade, de um maior controlo das emoções e de uma melhor concentração.
 
Os autores chamam a atenção para a importância de se elaborarem novas formas de tornar a educação musical mais acessível aos jovens, começando na infância.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www2.alert-online.com/pt/news/health-portal/os-instrumentos-musicais-e-o-desenvolvimento-cerebral?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20150105)

Sem comentários:

Enviar um comentário