terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Olho Seco afeta 20% dos portugueses
Alerta da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia


O Olho Seco é uma patologia inflamatória que afeta 20 % da população adulta, podendo a sua incidência estar a aumentar no mundo, alerta a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).
 
Os sintomas de alerta desta de outras formas de inflamação da superfície ocular externa incluem, desconforto ocular, sensação de corpo estranho, ardor, picadelas, prurido, irritação ocular, olho vermelho e sensação de pálpebras pesadas, refere em comunicado a SPO.
 
O presidente desta Sociedade, Paulo Torres, explica que “o Olho Seco é, em muitos casos, consequência da diminuição da produção de lágrima, da deficiência de alguns dos seus componentes e da maior evaporação da lágrima, esta última relacionada com a diminuição do pestanejo reflexo com uma maior evaporação da lágrima e um menor recobrimento da superfície ocular pelo filme lacrimal”.
 
Esta patologia está também relacionada com outros fatores, nomeadamente o envelhecimento natural, alterações hormonais como na menopausa da mulher, tabagismo, alcoolismo, cirurgias oculares, uso prolongado de lentes de contacto e a exposição prolongada a meios ambientes pessoais e ou profissionais agressivos.
 
O especialista refere ainda que “esta síndrome pode ser uma manifestação de doenças sistémicas, particularmente as do foro imunológico (artrite reumatoide, lúpus eritematoso disseminado, síndrome de Sjögren, sarcoidose, entre outras), outras doenças como a diabetes mellitus, bem como consequência de medicação sistémica antidepressiva e antihipertensora prolongada.
 
Apesar dos sintomas incomodativos, o olho seco geralmente não interfere com a visão, podendo ser tratado de uma forma eficaz com lágrimas artificiais de conforto.
 
Paulo Torres conclui que “a avaliação inicial por um oftalmologista para despiste de patologia ocular associada deve ser sempre efetuada”.
 
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário