segunda-feira, 23 de abril de 2012

Síndrome do olho seco: cafeína é benéfica
Estudo publicado na revista “Ophthalmology”
20 Abril 2012


O consumo de cafeína pode aumentar a capacidade de os olhos produziram lágrimas, uma descoberta que pode melhorar o tratamento do chamado síndrome do olho seco, sugere um estudo publicado na revist “Ophthalmology”.
 
A síndrome do olho seco afeta a taxa da produção de lágrimas, a qualidade destas e a taxa com que as lágrimas se evaporam da superfície do olho. Os sintomas desta síndrome, que atinge maioritariamente as mulheres, incluem desconforto ocular, ardor, excessivo lacrimejamento e ou produção de muco.
 
Estudos anteriores já tinham verificado que o consumo de cafeína reduzia o risco da síndrome do olho seco. Para este estudo, os investigadores da University of Tokyo's School of Medicine contaram com a participação de 78 indivíduos, com síndrome do olho seco, tendo metade dos pacientes recebido, na primeira sessão de tratamento, comprimidos de cafeína e a outra metade um placebo. Na segunda sessão os participantes receberam o tratamento oposto. Nenhum dos pacientes sabia que tipo de comprimido é que tinha ingerido.
 
Por outro lado, os investigadores, liderados por Reiko Arita, também constataram que os participantes que apresentavam as duas variantes conhecidas por desempenhar um papel importante no metabolismo da cafeína apresentavam uma maior produção de lágrimas, após a toma de comprimidos com cafeína.
 
“Caso os nossos resultados sejam confirmados, estes mostram que a cafeína pode ser benéfica para o tratamento da síndrome do olho seco. Contudo, neste momento, aconselhamos apenas a sua utilização em pessoas que sejam mais sensíveis à cafeína”, revelou em comunicado de imprensa, Reiko Arita.
 
A síndrome do olho seco pode ser muito desconfortável e afetar a visão. Assim, é importante consultar um oftalmologista caso os sintomas persistam, pois podem ocorrer danos oculares e problemas de visão permanentes. As opções atuais dos tratamentos variam entre compressas mornas, colírio, lágrimas artificiais, medicamentos e dispositivos de drenagem lacrimal. 
 
Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/sindrome-do-olho-seco-cafeina-e-benefica?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20120423 (ALERT Life Sciences Computing, S.A)

Sem comentários:

Enviar um comentário