segunda-feira, 16 de abril de 2012

Artrite reumatóide afeta 50 mil portugueses
Estudo da Sociedade Portuguesa de Reumatologia
09 Abril 2012


A artrite reumatóide afeta cerca de 50 mil portugueses, dá conta um estudo epidemiológico da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) a decorrer até 2013.
 
O primeiro estudo epidemiológico sobre as doenças reumáticas em Portugal, que conta com a participação de 10 mil portugueses, irá permitir estimar a prevalência destas patologias, identificar fatores sócio-demográficos e clínicos associados ao seu diagnóstico e determinar o seu impacto na qualidade de vida das pessoas.
 
"Até ao momento, os resultados são preliminares e são tratados a partir de um estudo efetuado em indivíduos da Grande Lisboa, que representam pouco mais de 1000 inquiridos dos 10 mil envolvidos no estudo", revelou à agência Lusa o presidente da SPR.
 
Luís Maurício adiantou que esta prevalência da doença na população já era esperada: "julgaríamos estar à volta dos 0,4% e os estudos preliminares apontam para valores de 0,5%. No fundo, são sobreponíveis àquilo que esperávamos encontrar".
 
"Apesar dos números apontarem para cerca de 50 mil portugueses com esta doença o que é facto é que se ela não for diagnosticada e tratada precocemente, o prognóstico desses doentes é extremamente desfavorável, com condições que conduzirão à sua incapacidade”, adiantou.
 
De acordo com o especialista, esta é uma “situação indesejável”, sobretudo quando existem tratamentos, nomeadamente as terapêuticas biológicas, que permitem que a doença entre em remissão em cerca de um terço dos casos.
 
Apesar de achar que, no geral, não há dificuldades no acesso ao tratamento, o presidente da SPR firmou que há situações de doentes que percorrem longas distâncias para levantar o medicamento e, em vez de lhes ser dado um medicamento para três ou quatro aplicações, é-lhes entregue apenas para uma aplicação, obrigando-os a fazer três e quatro deslocações repetidas.
 
Na artrite reumatóide, o sistema imunitário, que habitualmente protege o indivíduo contra infeções e outras doenças, está alterado e ativa uma cascata de acontecimentos que causam inflamação e destruição de tecidos saudáveis do organismo. À medida que a doença vai progredindo, a dor, a destruição articular e a perda de movimentos podem diminuir a capacidade funcional e comprometer a qualidade de vida.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/artrite-reumatoide-afeta-50-mil-portugueses?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20120416)

Sem comentários:

Enviar um comentário