segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cafeína e exercício podem diminuir risco de cancro de pele
Estudo apresentado na American Association for Cancer Research
11 Abril 2012

A cafeína e o exercício podem ajudar a diminuir o risco de cancro de pele causado pela exposição ao sol, sugere um estudo apresentado na reunião anual da American Association for Cancer Research (AACR), em Chicago, EUA.
 
Para o estudo, os investigadores da Rutgers Ernest Mario School of Pharmacy, Nova Jérsia, EUA analisaram como a cafeína e o exercício afetavam o desenvolvimento do cancro da pele em ratinhos, tendo-os expostos a radiação UVB, a componente da luz solar que causa este tipo de cancro.
 
Os investigadores, liderados por Yao-Ping Lu, dividiram os animais em quatro grupos: um grupo que bebia apenas água, sem fazer exercício; o segundo grupo bebia água misturada com cafeína e não praticava exercício; o terceiro grupo bebia apenas água e tinha uma roda para praticar exercício e o quarto grupo bebia água misturada com cafeína e tinha uma roda para prática de exercício.
 
Após 14 semanas, os investigadores concluíram que o grupo que bebia água com cafeína e fazia exercício tinha menos 62% de tumores de pele não melanomas, comparativamente com os grupos de controlo. O tamanho dos tumores também era menor, cerca de 85%.
 
Os resultados mostraram igualmente que a cafeína e o exercício, separadamente, também apresentavam efeitos positivos, mas num grau menor do que quando combinados.
 
O estudo constatou também que, em comparação com o grupo de controlo, o grupo de ratinhos que bebia cafeína e não praticava exercício físico apresentava uma redução da atividade e do volume dos tumores de 27 e 61%, respetivamente. Quanto ao grupo que praticava exercício e mas não bebia cafeína houve uma redução da atividade do tumor de 35% e uma redução do seu tamanho de 70%.
 
A equipa de investigação também encontrou evidências que sugerem que a gordura e a obesidade agravam o crescimento de tumores, pelo que o exercício combinado com a cafeína pode prevenir não só o cancro da pele, como inflamações ligadas a outros cancros e derivadas da obesidade.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/cafeina-e-exercicio-podem-diminuir-risco-de-cancro-de-pele?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20120416)

Sem comentários:

Enviar um comentário