segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Uso crónico de benzodiazepinas aumenta risco de Alzheimer

Dados divulgados na revista “Sciences et Avenir”

04 Outubro 2011
| Partilhar:

Um estudo publicado na edição de Outubro da revista “Science et Avenir” revela que o uso repetido de tranquilizantes e soníferos aumentam o risco de desenvolver doença de Alzheimer.

Os franceses são campeões mundiais no consumo de fármacos psicotrópicos, com cerca de 120 milhões de embalagens vendidas anualmente, segundo dados europeus.

Os resultados de estudo, liderado por Bernard Bégaud, fármaco-epidemiologista no Inserm e da Universidade de Bordéus, França, alertam para os riscos do consumo crónico destas substâncias.

De acordo com as conclusões do estudo, anualmente em França, entre 16 e 31 mil casos de Alzheimer seriam provocados devido ao uso de benzodiazepinas. “Em termos de saúde pública é um sinal de alerta muito forte. Com o nosso estudo, são nove o número de estudos realizados e que, a maioria dos quais, vai na direcção de uma associação do consumo a longo prazo de tranquilizantes e comprimidos para dormir e a doença de Alzheimer”, alerta o cientista, advertindo que “as autoridades de saúde devem preocupar-se seriamente. Por um lado, em França o consumo de benzodiazepínicos é delirante, por outro lado, sabemos que estes tratamentos promovem uma das piores doenças que existe. Neste caso é uma verdadeira bomba, mas os políticos não parecem perceber isso”.

O estudo foi realizado com 3.777 indivíduos com mais de 65 anos que tomaram benzodiazepinas entre dois e dez anos. Ao contrário das quedas e fracturas causadas por estes medicamentos, os efeitos cerebrais não são imediatamente perceptíveis, tendo que se aguardar alguns anos para que apareçam, alerta ainda o investigador.

Segundo o professor Begaud, no total, 30% das pessoas com mais de 65 anos consomem benzodiazepinas, um número elevado, e na maioria das vezes de forma crónica. As prescrições são, regularmente, limitadas a duas semanas para os hipnóticos e doze semanas para os ansiolíticos.

ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/uso-cronico-de-benzodiazepinas-aumenta-risco-de-alzheimer?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20111010)

Sem comentários:

Enviar um comentário