segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mulheres têm sistema imunitário mais forte que homens

Estudo publicado “BioEssays”

As mulheres têm um sistema imunitário mais forte e uma menor probabilidade de desenvolver cancro do que os homens, refere o estudo publicado no “BioEssays”.

"As estatísticas mostram que, nos humanos, tal como acontece com noutros mamíferos, as fêmeas vivem mais do que os machos e têm maior capacidade de lutar contra episódios de choque decorrentes da sépsis, infecção ou trauma", dá conta o líder do estudo, Claude Libert, em comunicado de imprensa. Os autores acreditam que se deve ao facto do cromossoma X humano conter cerca de 10% de todos os microRNAs (pequenas moléculas de ácido ribonucleico) descobertos até à data. Apesar do papel de alguns ser ainda desconhecido, sabe-se que muitos microRNAs localizados no cromossoma X têm um papel importante no cancro e na imunidade.

Neste estudo, os investigadores da Universidade de Gent, na Bélgica, propuseram que os mecanismos biológicos do cromossoma X tinham um grande impacto nos genes de um indivíduo, dando assim uma vantagem imunológica às mulheres. Para testar esta hipótese, a equipa liderada por Claude Libert produziu um mapa detalhado de todos os microRNAs conhecidos, que desempenham um papel importante nas funções imunológicas e no cancro, tanto no cromossoma X humano como no dos ratinhos.

O estudo revelou que a vantagem imunológica apresentada pelas mulheres se deve ao facto de os genes associados ao cromossoma X serem silenciados por estes microRNAs. Este silenciamento deixa os machos em desvantagem imunológica. Se o gene associado à imunidade for silenciado no cromossoma X, o macho fica sem informação genética para suprir essa falta, pois estes têm apenas um cromossoma X

Claude Libert conclui que a forma como “esta herança genética influencia os microRNAs associados ao cromossoma X será um desafio para os investigadores nos próximos anos, não só do ponto de vista evolutivo, mas também para os cientistas que investigam as causas e as curas de doenças."

ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/mulheres-tem-sistema-imunitario-mais-forte-que-homens?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20111010)

Sem comentários:

Enviar um comentário