segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma maçã ou pêra por dia reduz risco de AVC

Estudo publicado na revista “Stroke”

O consumo diário de 25 gramas de maçãs e peras, frutas de polpa branca, pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral mais do que outras frutas e legumes, aponta um estudo holandês, publicado na revista “Stroke”.

As maçãs e as peras são frutos ricos em fibras e num flavonóide denominado quercetina.
Estudos anteriores já tinham mostraram que o maior consumo de frutas e vegetais pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), mas nenhum deles analisou o consumo de frutas e vegetais específicos para ver se algum deles contribuiu mais para a redução do risco do que os outros.

Para o estudo liderado por Linda M. Oude Greip, da Wageningen University, na Holanda, foram usados dados do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, que incluíam mais de 20.069 adultos, com idade média de 41 anos. No início do estudo, nenhum apresentava sinais de doença cardiovascular.

Todos os participantes responderam a um questionário de frequência alimentar com 178 itens. O estudo incluiu 10 anos de informação de acompanhamento sobre a saúde dos voluntários. Durante o período de acompanhamento, 233 pessoas tiveram um AVC.

As frutas e os legumes foram classificados em quatro grupos de cores, cada um com base na cor da polpa das frutas e dos legumes: verde, laranja/amarelo, vermelho/roxo e branco. O único grupo que foi associado com uma redução estatisticamente significante no risco de AVC foi o de frutas e legumes brancos.

As frutas e os legumes incluídos na categoria branca eram as maçãs, as peras, sumo de maçã, a banana, a couve-flor, a chicória, o pepino e os cogumelos. O grupo de frutas e legumes brancos foi o mais consumido com 36% da ingestão total de frutas e legumes. Dentro do grupo branco, as maçãs e as peras foram as mais consumidas, representando 55% do que foi consumido.

Segundo o estudo, por cada aumento de 25 gramas na quantidade de frutas brancas consumida a cada dia, o risco de AVC diminuiu 9%. Uma maçã geralmente pesa cerca de 120 gramas.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

(http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/uma-maca-ou-pera-por-dia-reduz-risco-de-avc?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110926)

Sem comentários:

Enviar um comentário