segunda-feira, 18 de abril de 2011

Receitas médicas vão indicar quanto se poupa com medicamentos alternativos

Medida do Ministério da Saúde

As receitas médicas vão passar a incluir medicamentos alternativos mais baratos do que os prescritos, o que significa uma redução das despesas do Estado e também das do cidadão, anunciou, em conferência de imprensa, Óscar Gaspar, secretário de Estado da Saúde.

De acordo com os dados citados pela agência Lusa, a nova receita poderá começar a ser prescrita a partir de Junho. A medida insere-se num plano mais vasto do Ministério da Saúde para “reduzir a despesa corrente”, explicou o responsável, durante a conferência denominada “Plano de Estabilidade e Crescimento - Que significado para a Saúde”, organizada pela Apegsaúde - Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão de Saúde.

“Agora passa a estar lá escrito quanto era o ganho efectivo com o medicamento menos caro, o que também permite ao cidadão perguntar se de facto não podia gastar menos com a sua medicação”, reforçou Óscar Gaspar.

O secretário de Estado realçou ainda que “na receita vai aparecer uma linha a dizer que quem pretender mais informação sobre o preço dos medicamentos pode fazê-lo no site do INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) ou junto do seu médico”.

Óscar Gaspar deu ainda conta de uma “redução do preço da sinvastatina (destinada a baixar os níveis de colesterol) e do omeprazol (contra a acidez gástrica), duas das substâncias mais comercializadas em termos de medicamentos genéricos”. O preço das tiras para o controlo da glicemia nos diabéticos também vai ser reduzido.

Citado pela agência Lusa, o presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), João Cordeiro, considerou "hilariante" que as receitas passem a discriminar o valor que o utente pouparia se lhe tivesse sido prescrito um medicamento mais barato e acusou o Governo de fomentar "conflitos" entre médicos e doentes.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

(in http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/receitas-medicas-vao-indicar-quanto-se-poupa-com-medicamentos-alternativos)

Sem comentários:

Enviar um comentário