segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cancro está a aumentar em Portugal

Declarações do Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O cancro "não está em crise", como a economia e a política, e "está a aumentar em Portugal", alerta o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

Em declarações à agência Lusa, Carlos Freire de Oliveira revelou que “nenhum de nós está livre de vir a ter cancro", salientando que quanto maior é o envelhecimento da população "maior é o risco de cancro".

De acordo com o presidente da LPCC, o cancro mais frequente, neste momento, em Portugal é o cancro colo-rectal (também conhecido por cancro do intestino), sendo também aquele que causa maior número de mortos entre os portugueses.

Nos lugares seguintes encontram-se o cancro da mama, o cancro da próstata, o cancro do estômago e o cancro do pulmão. Embora este último não detenha o recorde numérico, é aquele que apresenta "maior mortalidade", explicou Carlos Oliveira.

Enquanto que o cancro do intestino apresenta uma "percentagem significativa", o cancro do pulmão não consegue atingir os 5 % de cura, pelo que é o que "mata mais".

Relativamente ao cancro colo-rectal, o mais vulgar em Portugal, Carlos Oliveira apelou ao Ministério da Saúde para que avance com um programa de rastreio deste tipo de cancro com a pesquisa de sangue oculto nas fezes e que pode ser feito em articulação com os Centros de Saúde.

ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/cancro-esta-a-aumentar-em-portugal?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110411)

Sem comentários:

Enviar um comentário