quinta-feira, 22 de junho de 2017

Novas lentes de contacto diminuem progressão da miopia em crianças
Estudo apresentado no Congresso Clínico da Associação Britânica de Lentes de Contacto, Liverpool, Inglaterra

O tratamento com umas lentes de contacto pioneiras demonstrou resultados muito promissores em crianças com miopia.
As novas lentes de contacto, que foram especialmente concebidas para controlar a miopia em crianças, são descartáveis, bifocais, com zonas de correção visual e de tratamento alternadas, foram desenvolvidas por uma equipa de investigadores da fabricante de lentes de contacto CooperVision.
As lentes foram alvo de um ensaio clínico com a duração de três anos e cujos resultados demonstraram que efetivamente conseguiram diminuir a taxa de progressão da miopia.
Para o estudo, a equipa conduziu um ensaio clínico aleatório, tendo contado com a participação de 144 crianças com miopia, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, de Portugal, Singapura, Inglaterra e Canadá.
Os resultados indicaram que as lentes foram eficazes na diminuição do progresso da miopia: 59% segundo o equivalente esférico médio (EE) e 52% segundo o alongamento axial do olho, em comparação com as crianças do grupo de controlo que usavam lentes de contactos monofocais diárias.   
As crianças aceitaram bem as novas lentes, as quais não interferiram com as tarefas diárias como estudar, brincar, etc. Os pais dos participantes deram igualmente uma resposta muito positiva, tendo mencionado que os filhos conseguiam manusear as lentes de forma quase independente e que se sentiam muito mais à vontade com o facto de as crianças usarem lentes de contacto.
Efetivamente, após os três anos de uso das lentes de contacto diárias conhecidas como MiSight®, 90% dos pais disse que os filhos estavam “extremamente satisfeitos” com a experiência de usarem lentes de contacto. 
Este foi o único estudo a oferecer dados conclusivos e consistentes sobre a eficácia do uso de lentes de contacto moles e diárias, durante três anos, sobre a gestão da miopia. Adicionalmente, não foram observados efeitos secundários, que são visíveis com alguns tratamentos farmacológicos alternativos.
Os investigadores concluíram que as novas lentes MiSight® constituem uma abordagem nova, eficaz do tratamento da miopia e que pode ser repetida. 
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário