sábado, 25 de março de 2017

Bullying na infância e o risco de doenças crónicas em adulto
Estudo publicado na revista “Harvard Review of Psychiatry”

 
Um estudo de revisão apurou que as crianças vítimas de bullying poderão sofrer problemas de saúde em adultas relacionados com a exposição crónica ao stress provocado.
 
O estudo conduzido por Susannah J. Tye e colegas da Mayo Clinic, EUA, revelou que os efeitos do bullying sobre a saúde podem ser refletidos num maior risco de doença cardíaca e de diabetes na idade adulta.
 
“Outrora considerado uma experiência inócua da infância, o bullying é atualmente reconhecido como exercendo efeitos psicológicos significativos, particularmente com a exposição crónica”, explicou a investigadora.
 
O bullying nas crianças provoca também um aumento de diversos sintomas físicos, que são recorrentes e sem explicação e poderão servir como aviso. “É importante observar os processos biológicos que associam esses fenómenos psicológicos e fisiológicos, incluindo o potencial impacto dos mesmos sobre a saúde a longo-termo”. 
 
Estudos sobre outros tipos de exposição ao stress crónico sugerem que o bullying, “uma forma clássica de stress social crónico”, é preocupante na medida em que pode exercer efeitos permanentes sobre a saúde física. O stress físico ou mental continuado provoca um desgaste contínuo no organismo. Este processo, denominado carga alostática, reflete o impacto cumulativo das respostas biológicas ao stress continuado.
 
O aumento da carga alostática pode fazer com que o stress crónico provoque alterações nas respostas inflamatórias, hormonais e metabólicas. Com o tempo, essas alterações poderão contribuir para o desenvolvimento de doenças, incluindo diabetes, depressão e doença cardíaca, e para a evolução de problemas do foro psiquiátrico.
 
A exposição ao stress na infância pode afetar a forma como esses sistemas fisiológicos respondem a futuros fatores de stress. Isso pode ocorrer em parte através de alterações epigenéticas, que são mudanças na função dos genes relacionadas com a exposição ambiental e que alteram a resposta ao stress. O stress crónico pode também afetar a capacidade de a criança desenvolver competências psicológicas para desenvolver resiliência, reduzindo a sua capacidade de lidar com o stress no futuro.
 
Os investigadores ressalvam que apesar de não terem estabelecido uma relação de causa e efeito, mais estudos poderão permitir perceber e potencialmente intervir na relação entre o bullying durante a infância e a saúde no longo-termo.
 
“Encorajamos que os profissionais de saúde das crianças avaliem os efeitos físicos e mentais do bullying para a saúde”, conclui Susannah Tye.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/bullying-na-infancia-e-o-risco-de-doencas-cronicas-em-adulto?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20170321)

Sem comentários:

Enviar um comentário