domingo, 23 de outubro de 2016

Aleitamento materno é a primeira vacina do bebé
Conferência organizada pela UNICEF

O aleitamento materno, considerado a primeira vacina para o bebé, e a importância para o desenvolvimento sustentável foram os temas de debate numa conferência organizada pela UNICEF e Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés.
“O leite materno é a primeira vacina de um bebé, a primeira e melhor proteção que pode ter contra doenças e outros problemas de saúde. Ao nível mundial as mortes de recém-nascidos representam quase metade de todas as mortes de crianças menores de 5 anos, e o aleitamento desde a primeira hora de vida pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Se todos os bebés fossem alimentados apenas com o leite materno desde o nascimento até aos seis meses, mais de 800 mil vidas seriam salvas todos os anos”, refere um comunicado da UNICEF Portugal, ao qual a agência Lusa teve acesso. 
A conferência, que pretendeu alertar para a relação entre o aleitamento materno e os objetivos de desenvolvimento sustentável, contou com a participação de cerca de 150 profissionais de saúde portugueses, assim como alguns especialistas convidados, entre os quais o professor Bernardo Horta, investigador em saúde materno-infantil da Universidade de Pelotas, no Brasil.
O investigador brasileiro apresentou dados relativos a uma investigação de 30 anos e que resultam de um acompanhamento dos efeitos do aleitamento materno num grupo populacional.
“Estudos da UNICEF mostram que, ao nível global, uma grande percentagem das mulheres não estão a receber o apoio de que precisam para iniciarem o aleitamento materno imediatamente a seguir ao parto, mesmo quando um médico, enfermeiro ou parteira presta assistência durante o parto”, refere a nota de imprensa.
A conferência ocorreu no âmbito da Semana Europeia do Aleitamento Materno.
A Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés foi criada em 1992 pelo Comité Português para a UNICEF, é constituída por um grupo de profissionais de saúde de várias áreas que de forma voluntária procuram promover o aleitamento materno de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde: em exclusivo até aos seis meses de idade do bebé e, em conjunto com a alimentação, até aos dois anos.
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/aleitamento-materno-e-a-primeira-vacina-do-bebe?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20161010)

Sem comentários:

Enviar um comentário