terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Puberdade precoce aumenta risco de diabetes gestacional
Estudo publicado na revista “Diabetes Care”

 
As mulheres que começam a ter ciclos menstruais cedo têm maior risco de desenvolver diabetes gestacional, uma condição que afeta até 7% das mulheres grávidas que pode conduzir ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e outras complicações nos bebés, refere um estudo publicado na revista “Diabetes Care”.
 
Estudos anteriores já tinham constatado que havia uma associação entre o início dos ciclos menstruais, ou menarca, numa idade precoce e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Neste estudo os investigadores da Universidade de Clemson, nos EUA, decidiram averiguar se havia uma associação entre a menarca e a diabetes gestacional, um tipo de diabetes que tem início durante a gravidez.
 
Para o estudo, os investigadores liderados, por Liwei Chen, contaram com a participação de mais de 27.000 mulheres. Verificou-se que quando a menarca tinha início aos 11 anos comparativamente com os 14 anos, as mulheres apresentavam um risco 39% maior de desenvolver diabetes. Um aumento do risco, embora menor, também ocorreu quando a menarca começou aos 12 e 13 anos.
 
Na opinião de Liwei Chen, este novo achado pode fazer com que os médicos comecem a perguntar às mulheres quando começaram a ter a menarca de forma a determinar o risco de desenvolvimento de diabetes. Estas mulheres podem representar uma população de elevado risco e devem ser alvo de programas de prevenção.
 
“O bom controlo do peso antes da gravidez poderá ajudar a reduzir o risco da diabetes para estas mulheres”, revelou, em comunicado de imprensa, o investigador.
 
A menarca precoce está também associada a um risco de obesidade na idade adulta. Estudos anteriores sugeriram que a obesidade na pré-gravidez era um fator de risco da diabetes gestacional. Contudo, segundo Liwei Chen, a obesidade não explica toda a associação entre a menarca e a diabetes gestacional.
 
Após terem tido em conta alguns fatores que poderiam ter afetado esta associação, incluindo obesidade na adolescência e aos 18 anos, assim como hábitos tabágicos, consumo de álcool, prática de atividade física e tipo de alimentação adotada, os investigadores verificaram que os resultados se mantiveram inalterados.
 
A menarca dita o início da puberdade e a ocorrência de várias alterações hormonais no organismo. Liwei Chen acredita que algumas dessas alterações podem estar associadas ao desenvolvimento da diabetes gestacional mais tarde na vida. A menarca precoce está também associada a níveis mais elevados de estrogénio na vida adulta, e outros desequilíbrios hormonais estão associados a um risco aumentado de diabetes gestacional.
 
Os autores do estudo concluem que a menarca pode assim representar um novo fator de risco da diabetes gestacional. No entanto ainda são necessários mais estudos para descobrir quais os mecanismos moleculares subjacentes.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/puberdade-precoce-aumenta-risco-de-diabetes-gestacional?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20160201)

Sem comentários:

Enviar um comentário