terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Bilingues: têm um cérebro diferente?
Estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia


Os bilingues utilizam e aprendem a linguagem de uma forma que altera a mente e o cérebro, tendo consequências muito positivas, dá conta um estudo que foi apresentado no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Estudos recentes demonstraram a forma notável como os bilingues alteram as redes cerebrais que permitem uma cognição “qualificada”, apoiam um desempenho linguístico fluente e facilitam novas aprendizagens.

Os investigadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA, demonstraram que as estruturas e as redes cerebrais dos bilingues são distintas dos monolingues. Estas diferenças ajudam os bilingues a, nomeadamente, falar no idioma pretendido.

Tal como os seres humanos não são todos iguais, os bilingues também não o são e as alterações na mente e no cérebro diferem dependendo da forma como o indivíduo aprende a linguagem, quais as duas línguas em causa e o contexto em que as linguagens são utilizadas.

Uma das autoras do estudo, Judith F. Kroll, refere que o que se sabe da investigação recente é que em cada nível de processamento de linguagem, desde as palavras à gramática e ao discurso, há interação e competição entre idiomas.

“Algumas vezes observamos estas interações entre os idiomas no comportamento, mas por vezes apenas as vemos nos dados do cérebro”, referiu a investigadora.  

As duas línguas estão constantemente ativas nos bilingues, o que significa que os indivíduos não podem facilmente inativar facilmente qualquer um dos idiomas e estes estão em competição um com o outro. Isto faz com que os bilingues conciliem os dois idiomas, remodelando a rede do cérebro que apoia cada um.

“As consequências do bilinguismo não são limitadas à linguagem, mas refletem a reorganização da rede cerebral que tem implicações na forma como os bilingues negoceiam a competição cognitiva de uma forma geral”, conclui Judith F. Kroll.

Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/bilingues-tem-um-cerebro-diferente?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20160222)

Sem comentários:

Enviar um comentário