segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sono aumenta benefício cardiovascular dos hábitos saudáveis
Estudo publicado no “European Journal of Preventive Cardiology”

Uma boa noite de sono pode aumentar os benefícios da atividade física, da adoção de uma dieta saudável, do consumo moderado de álcool e de não fumar, na proteção contra as doenças cardiovasculares, revela um estudo publicado no “European Journal of Preventive Cardiology”.
 
Para o estudo os investigadores do National Institute for Public Health and the Environment, na Holanda, contaram com a participação de 6.672 homens e 6.672 mulheres que tinham entre 20 a 65 anos e que no início do estudo não tinham doenças cardiovasculares. Os participantes foram acompanhados ao longo de uma média de 12 anos. Foram registados dados sobre a prática de atividade física, dieta, consumo de álcool, tabagismo e duração do sono, entre 1993 e 1997.
 
O estudo apurou que a combinação dos quatro hábitos saudáveis estava associada com um risco 57% menor de doença cardiovascular, fatal e não fatal, e um risco 67% menor de ocorrência de eventos fatais.
 
Os investigadores verificaram que dormir pelo menos sete horas também diminuía o risco de doenças cardiovasculares e doenças cardiovasculares fatais em 22 e 43%, respetivamente. Quando estas horas suficientes de sono foram conjugadas com os outros quatro hábitos, o efeito protetor foi ainda maior, resultando numa diminuição de 65% para o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e 83% pra a ocorrência de eventos fatais.
 
“Se todos os participantes aderissem aos cinco hábitos saudáveis, 36% das doenças cardiovasculares e 57% das doenças cardiovasculares fatais poderiam ser teoricamente impedidas ou adiadas. O impacto que a duração do sono pode ter na saúde pública, aliada aos outros hábitos saudáveis, pode ser substancial”, revelaram em comunicado d imprensa os autores do estudo.
 
Os investigadores referem que estes resultados poderão ser explicados tendo em conta que a duração insuficiente de sono tem sido associada a uma maior incidência de excesso de peso, obesidade, hipertensão, níveis elevados de pressão arterial, colesterol total, hemoglobina e triglicerídeos. Estes efeitos são consistentes com a hipótese de a duração de sono estar diretamente associada ao risco de doença cardiovascular.
 
Apesar destes resultados ainda necessitarem de ser confirmados a autora principal do estudo, Monique Verschuren, refere que uma boa noite de sono deverá ser referida como um modo adicional de diminuir o risco cardiovascular.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/sono-aumenta-beneficio-cardiovascular-dos-habitos-saudaveis?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20130708)

Sem comentários:

Enviar um comentário