terça-feira, 23 de julho de 2013

Pessoas com psoríase devem optar por fruta e vegetais

23-07-2013 
 
artigo FFO 028 4ab4eExistem alimentos capazes de ajudar a controlar a inflamação da pele, mas também aqueles que podem contribuir para piorar. De facto, nas férias, é habitual fazer refeições fora de casa e as alterações na dieta podem não ser benéficas. A Associação Portuguesa de Psoríase aconselha por isso uma dieta equilibrada.


"Os doentes com psoríase devem optar por alimentos como fruta e vegetais, que são boas fontes de fibra e de minerais, principalmente bróculos, cenoura e papaia. O pescado é sempre aconselhado, dando preferência aos ricos em ácidos gordos polinsaturados – ómega 3 -, como cavala, salmão, atum, sardinha ou arenque. Já as carnes vermelhas e enchidos podem provocar maior irritação da pele, tal como os alimentos muito condimentados com pimenta ou outras especiarias, por exemplo. Da dieta devem constar mais alimentos cozidos, em detrimento dos refogados", explica Paulo Pereira, médico dermatologista.

A água e os sumos podem ser consumidos sem preocupação, em especial os sumos de fruta naturais, que permitem reforçar o sistema imunitário, ajudam a combater o stress oxidativo e previnem a obesidade e os acidentes cardiovasculares. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois aumentam o prurido e tornam o organismo mais resistente aos tratamentos devido à interação com os medicamentos.

A psoríase tende a ser mais grave e mais resistente aos tratamentos nos doentes com excesso de peso. O excesso de peso nas zonas das dobras cutâneas, como as axilas, virilhas e por baixo dos seios, podem aumentar o risco de infeções fúngicas e bacterianas. Por isso, o exercício físico também é aconselhado.

"É da máxima importância combater o excesso de peso e a síndrome metabólica, e além de contribuir para um estilo de vida mais saudável, as atividades físicas ajudam a reduzir o stress, que muitas vezes desencadeia crises de psoríase", alerta o mesmo médico.

Fonte - Vital Health (http://www.vitalhealth.pt/noticias/970-pessoas-com-psoriase-devem-optar-por-fruta-e-vegetais?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário