segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

“Locomoção Adaptativa e Inteligente”

Investigação realizada por uma equipa de investigação da Universidade do Minho

Investigadores da Universidade do Minho (UM) estão a desenvolver, em robôs, próteses que se comportem com um membro original.

“Uma das aplicações futuras passa pela criação de próteses e membros artificiais mais naturais, contribuindo para a mobilidade, autonomia e reabilitação de pessoas com membros amputados”, refere, à agência Lusa a coordenadora do projeto, Cristina Peixoto Santos.

A inovação deste projeto está em integrar controladores biológicos no modelo, conferindo aos robôs um padrão de movimento mais natural e menos robótico e uma capacidade de se adaptarem ao meio em que se movem.

O objetivo do trabalho intitulado “Locomoção Adaptativa e Inteligente” é a programação de robôs para que, de forma autónoma, tomem decisões, através de uma arquitetura, que reproduz o que se passa no sistema nervoso humano.

Neste projeto de investigação, que conta com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia do Porto, desenvolve-se a arquitetura de controlo da locomoção de robôs quadrúpedes, que lhes permitirá lidarem com ambientes desconhecidos, sendo capazes de criar alternativas no seu percurso, perante diferentes tipos de terreno e obstáculos.

A aplicação deste trabalho parte dos modelos biológicos, procurando replicar a resposta do sistema nervoso a problemas de controlo.“A originalidade do software de controlo reside na capacidade de aprendizagem, que permite que o robô assimile situações já experienciadas de forma a não repetir o mesmo erro”, revela Cristina Santos. A investigação será depois transposta para os humanoides.

Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/%E2%80%9Clocomocao-adaptativa-e-inteligente%E2%80%9D?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20120109)

Sem comentários:

Enviar um comentário