segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fato sem fios avalia desempenho dos nadadores

Estudo da Universidade do Minho

A Universidade do Minho está envolvida na criação de um fato sem fios que permitirá aos nadadores de alta competição avaliar, em tempo real, os diversos parâmetros biométricos e o seu desempenho, revela uma notícia avançada pela agência Lusa.

Este fato inovador é constituído por sensores eletrónicos e têxteis integrados. O fato irá conter cerca de 20 sensores que serão colocados em zonas estratégicas, para se analisar parâmetros biomecânicos, fisiológicos e de desempenho do nadador, como ritmo cardíaco, atividade muscular, acelerações dos membros, pressão palmar, temperatura timpânica, frequência respiratória e a posição do nadador.

“A medição de parâmetros na água era feita, de um modo geral, recorrendo a transmissão de dados baseada em fios, devido à quantidade de informação a transmitir. Por outro lado, a maior parte dos sensores é fixada através de fortes adesivos, envolvendo uma preparação morosa”, referiu, em comunicado de imprensa o coordenador do projeto, André Catarino.

Assim, os investigadores pensaram “em algo fácil de vestir, sem fios ligados ao exterior e que incomode o menos possível”, mantendo uma compressão no corpo semelhante aos fatos de competição.

Os dados do treino serão enviados, em tempo real, por um sistema sem fios e simultaneamente guardados em memória para posterior análise . Assim, o treinador pode analisar os dados e aumentar o desempenho do atleta, bem como aperceber-se de sinais de fadiga extrema e de alerta.

De acordo com o investigador do Centro de Ciência de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho o equipamento poderá posteriormente ser aplicado noutros desportos e áreas, desde a saúde ao lazer.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/fato-sem-fios-avalia-desempenho-dos-nadadores?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20120109)

Sem comentários:

Enviar um comentário